PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE GRATUIDADE DO NOVO ENSINO MÉDIO - 2022

O Diretor Regional do Serviço Social da Indústria – Departamento Regional de Pernambuco - SESI-PE e a Diretora Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco - Departamento Regional de Pernambuco – SENAI-PE, no uso de suas atribuições, tornam público que no período de 12/08/21 a 31/08/21 estarão abertas as inscrições relativas ao – Processo Seletivo através de análise de currículo para preenchimento de vagas do Novo Ensino Médio 2022.

 

1.           DISPOSIÇOES PRELIMINARES 

1.1         As vagas gratuitas ofertadas neste Edital serão destinadas para o público em geral desde que haja autodeclaração de baixa renda no ato da matrícula discorrida de próprio punho.

1.2         Os candidatos que ao final do ano letivo de 2021, estiverem com situação final de reprovação, progressão parcial ou dependência, terão sua matrícula cancelada.

1.3         O processo de seleção está de acordo com a Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, definindo uma nova organização curricular, mais flexível. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

1.4         O candidato que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações aqui estabelecidas será automaticamente eliminado da seleção. Nesse caso, não caberá qualquer recurso administrativo sob a alegação de desconhecimento das normas ou dos termos deste Edital.

 

2.           FORMAÇÃO DOS ALUNOS 

Os aspectos metodológicos adotados na proposta do Novo Ensino Médio Integrado terão como arcabouço as Metodologias SESI Educação Básica e SENAI de Educação Profissional que preconizam as estratégias de aprendizagem desafiadoras, isto é, ações didáticas que promovem a reflexão e a tomada de decisão por parte dos Alunos, na busca de soluções para os desafios estabelecidos no percurso formativo, interligando os saberes de Base Comum (SESI) com os itinerários formativos.

 

2.1            ESCOLA SESI / SENAI

No 1º Ano do Ensino Médio, o aluno cursará na Escola SESI a Matriz Comum Curricular, com os conhecimentos da Formação Geral (Educação Básica), com carga horária de 960 horas e a Iniciação Profissional, com o Módulo Mundo do Trabalho, com carga horária de 240 horas.

 

No 2º Ano do Ensino Médio, o aluno cursará na Escola SESI a Matriz Comum Curricular, com os conhecimentos da Formação Geral com carga horária de 720 horas e o Módulo Integrador do Itinerário formativo técnico ou ciência da natureza e suas tecnologias – SESI/PE ou matemática e suas tecnologias - SESI/PE com carga horária de 480 horas.

 

No 3º ano do Ensino Médio, o aluno cursará na escola SESI/PE a Matriz Comum Curricular, com os conhecimentos da Formação Geral com carga horária de 480 horas e Específico do Itinerário formativo técnico – SENAI/PE ou ciência da natureza e suas tecnologias – SESI/PE ou matemática e suas tecnologias – SESI/PE, com carga horária de 720 horas.

 

3.           ITINERÁRIOS FORMATIVOS

3.1         As escolas da Rede de Educação do SESI/PE ofertam os seguintes itinerários formativos:

3.1.1     Itinerário formativo III (Ciências da Natureza e suas tecnologias) – SESI/PE

3.1.2     Itinerário formativo V - Formação Técnica e Profissional (SENAI/PE) em:

a)   Eletrotécnica;

b)   Programação de Jogos Digitais;

c)    Desenvolvimento de Sistemas;

d)   Informática para Internet;

e)   Eletromecânica;

 

3.1.3.1 Itinerário formativo III (Ciências da Natureza e suas tecnologias) – SESI/PE

Este itinerário é o conjunto das ciências dedicadas ao estudo da natureza e os seus fenômenos baseados nas competências do conhecimento dos seres humanos no Universo, fenômenos geológicos, microbiologia, ciências da terra, promoção e manutenção da saúde individual e coletiva e pensamento crítico. Aplicando desta forma, as habilidades/capacidades deste itinerário através da aprendizagem da origem do Universo e do sistema solar, ciclo de vidas das estrelas, uso do telescópio, formação do petróleo, produção e ação das vacinas, conhecer as principais medidas de controle das infecções e pesquisa científica que são encontradas em tais profissões: Farmácia, Bioquímica, Fisioterapia, Biotecnologia, Nanotecnologia, Biomedicina, Agronomia, entre outras.

 

3.1.3.2 Itinerário formativo V - Formação Técnica e Profissional (SENAI/PE) em:

a)   Eletrotécnica;

O curso é elaborado à luz da metodologia SENAI de formação por competência, que preconiza através de um comitê técnico setorial a definição de perfis profissionais, que são compostos pelo conjunto de competências que serão desenvolvidas ao longo do curso.

O curso Eletrotécnica do SENAI-PE é organizado em 07 (sete) módulos que correspondem às etapas de formação.

Ao final do 5º módulo, que corresponde ao primeiro semestre do 3º ano, o SENAI emitirá o certificado de saída intermediária de qualificação de Eletricista Instalador Industrial para os estudantes que obtiverem a aprovação no módulo acima.

Com a aprovação e conclusão de todas as etapas do curso ofertado, e do Ensino Médio (SESI), o participante terá direito ao diploma de Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica.

b)   Programação de Jogos Digitais;

O curso forma o aluno para o mercado de programação de jogos digitais aprendendo a idealizar, projetar e desenvolver jogos digitais para computadores, usando as ferramentas de software, gráficas e gameficação, para gerar o produto interativo.

 

c)    Desenvolvimento de Sistemas

O curso forma o aluno para atuar no mercado de desenvolvimento de sistemas cliente/servidor, bem como, aplicações para integração de sistemas, desde o processo de levantamento de requisitos, modelagem de dados, até o desenvolvimento do sistema junto com o banco de dados adequado.

 

d)   Informática para Internet;

O curso forma o aluno para atuar no mercado da informática para a internet onde o aluno irá aprender a criar, desde fase inicial, desenvolvimento e manutenção, de sistemas que funcionarão 100% na web, ou seja, acessos pelo próprio navegador de Internet (browser), bem como, aplicativos mobiles.

 

e)   Eletromecânica;

O curso forma o aluno para atuar no mercado da eletromecânica desenvolvendo suas competências para a gestão da manutenção mecânica e elétrica de máquinas e equipamentos industriais. Desenvolve conhecimento com desenho em CAD 2D e 3D na programação do PCM e no apoio à gestão da produção, trabalha no processo de usinagem mecânica convencional, trabalha com sistemas de metrologia dimensional, na montagem e desmontagem de sistemas mecânicos e elétricos, na manutenção e implantação de sistemas automatizados eletrohidropneumática e com programação de CLP, manutenção mecânica de máquinas e equipamentos e elaboração de projetos.

 

4.   OFERTA DE VAGAS

4.1         A presente seleção destina-se ao preenchimento do total de 530 (quinhentos e trinta vagas), distribuídas nos turnos e escolas abaixo relacionados: 

4.1         Os 30 (trinta) candidatos melhores classificados na unidade Sesi Vasco e que optarem pelo itinerário formativo Desenvolvimento de Sistemas poderão escolher em qual turno desejam cursar.

4.2         Do total de vagas ofertadas por unidade, 25% (vinte e cinco) por cento são destinadas aos alunos do 9º ano de 2021 da Rede SESI/PE e 25% (vinte e cinco) por cento para dependente de trabalhador da indústria pernambucana e/ou Microempreendedor Individual (MEI) enquadrado na categoria da indústria e instalado neste Estado de Pernambuco ou ainda dependente de empregado de qualquer das instituições integrantes do Sistema FIEPE (SESI/PE, SENAI/PE, IEL/PE, FIEPE e CIEPE). Os 50% (cinquenta) das vagas restantes serão destinadas a ampla concorrência.

4.3         A partir do dia 30/12/2021, com encerramento do período de matrícula, havendo vagas disponíveis para o 1º ano do Novo Ensino Médio, será realizado o remanejamento para a convocação dos candidatos classificados no processo seletivo, obedecendo a ordem de classificação, até o preenchimento do quantitativo do total das vagas ofertadas pagas e cada escola dispõe.

4.4         O SESI/PE e o SENAI/PE reservam-se ao direito de não oferecerem as turmas caso o número de alunos matriculados não preencham as vagas ofertadas.


5.           INSCRIÇÃO E REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO

5.1         Poderão se inscrever neste processo seletivo os estudantes que possuírem, no máximo, 17 anos completos até o dia 31/12/2022.

5.2         A inscrição no presente processo seletivo será realizada exclusivamente na Escola SESI, no endereço constante no ANEXO II, das 08:00 às 17:00 horas do dia 12/08/2021 até o dia 31/08/2021;

5.3         Não será cobrada taxa de inscrição da seleção;

5.4         A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa concordância por parte do candidato com todas as condições, normas e exigências constantes deste Edital;

5.5         Para realizar a inscrição, o candidato deverá comparecer a Escola do SESI, na data prevista no Edital, munido de:

a) Currículo escolar (ANEXO I) com a ficha individual da escola ou boletim original com carimbo da escola e assinatura e carimbo do diretor do 6º, 7º e 8º ano e declaração de que está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, ou Histórico escolar completo para os candidatos que já concluíram o ensino fundamental.

b)   RG, CPF ou CÓPIA do Registro de Nascimento;

c)    Comprovante de endereço;

d)   Questionário Socioeconômico preenchido, conforme Anexo IV.

5.6  Caso o candidato seja optante pelo sistema de cotas estabelecido no item 4.3 deste edital, deverá entregar adicionalmente os seguintes documentos:

a)   Declaração de vínculo que comprove que está devidamente matriculado na rede Sesi e cursando o ano letivo de 2021;

b)   CTPS, contrato social ou documento equivalente do responsável legal e os três últimos contracheques, caso o candidato seja dependente de trabalhador de indústria situada neste Estado de Pernambuco ou dependente de empregado de qualquer das instituições integrantes do Sistema FIEPE (SESI/PE, SENAI/PE, IEL/PE, FIEPE e CIEPE);

c)    Certificado de Microempreendedor Individual (MEI) do responsável legal e comprovante de recolhimento das contribuições no período dos últimos 24 meses, caso o candidato seja dependente de MEI enquadrado na categoria da indústria e instalado neste Estado de Pernambuco;

5.7         Em caso de equivalência de estudos no exterior, está deverá ser expressamente reconhecida pela Gerência de Normatização do Estado de Pernambuco;

5.8         Para fins do presente processo seletivo, considera-se Responsável Legal a pessoa responsável pelo(a) aluno(a) menor de 18 (dezoito) anos, de acordo com a legislação civil, na qualidade de Representante e/ou Assistente deste (artigo 4º Código Civil Brasileiro), ficando também responsável, a partir da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e da Ficha de Matrícula, pelas obrigações financeiras assumidas.

5.9         Caso sejam detectadas informações inverídicas, falsas e/ou a não comprovação dos requisitos obrigatórios, o candidato terá sua inscrição indeferida.

 

6.   COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

6.1         Após a efetivação da inscrição, será entregue ao candidato o COMPROVANTE DE RECEBIMENTO DOS DOCUMENTOS, sem rasuras, após realizar a entrega na Escola SESI, sendo de sua exclusiva responsabilidade a conferência das informações contidas nesse documento, pois ele garantirá a inscrição e a participação no processo seletivo.

6.2         O candidato que detectar divergências em seu comprovante deverá dirigir-se pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado à Escola SESI, até o dia 31/08/21 no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h e requerer a retificação do(s) dado(s) incorreto(s) e receber um novo COMPROVANTE DE RECEBIMENTO DOS DOCUMENTOS.

6.3         Não serão aceitas as retificações das informações que visem à transferência do comprovante de recebimento dos documentos para terceiros ou que pretendam burlar quaisquer normas ou condições previstas neste Edital.

 

7.           CANDIDATO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS OU COM DEFICIÊNCIA

7.1         O candidato com necessidades educacionais específicas e ou com deficiência é respaldado pela Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015, Art.28, inciso II, que visa a garantia de condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.

7.2         O candidato com necessidades educacionais especificas, participará do Processo de Seleção do Novo Ensino Médio/2022 em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere, especificamente, aos critérios de aprovação.

 

8.           PROCESSO DA SELEÇÃO DOCUMENTAL E DA CLASSIFICAÇÃO

8.1         O Processo de Seleção Documental para o Novo Ensino Médio 2022 será avaliado por uma comissão composta por (03) três profissionais da educação de cada escola, designada para realizar a análise curricular, conforme ANEXO I, bem como os boletins e/ou histórico escolar que deverão ser entregues no ato da inscrição, conforme item 5.5.

8.2         O Processo de Seleção Documental do Novo Ensino Médio /2022 será de caráter eliminatório.

8.3         A eliminação ocorrerá se o candidato:

a)   Não entregar a documentação exigida para análise no período estabelecido neste edital;

b)   Não comparecer nas datas e horários estabelecidos para a inscrição e/ou matrícula acadêmica, inclusive das reclassificações referida no ANEXO III do presente Edital.

8.4         Será classificado no Processo de Seleção Documental o candidato que apresentar todos os requisitos para a seleção, conforme determinado neste edital.

8.5         O resultado de classificação ocorrerá de acordo com a melhor média geral dos anos concluídos (6°, 7° e 8º) referente aos componentes curriculares, para os alunos que estão cursando o 9º ano em 2021, ou a melhor média geral dos anos concluídos (6°, 7°, 8º e 9º) referentes também aos componentes curriculares para os alunos que já concluíram o ensino fundamental.

8.6         Ocorrendo empate na média geral baseada no item 8.5, terá preferência no desempate, para fins de classificação e preenchimento da referida vaga, o candidato que, sucessivamente:

a)   Tiver obtido maiores médias na disciplina de Língua Portuguesa;

b)   Tiver obtido maiores médias na disciplina Matemática;

c)    O candidato de maior idade.

 

9.           DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

9.1         A relação dos candidatos aprovados, por ordem de classificação será divulgada no site do SESI/PE e no quadro de avisos da Escola em que o candidato concorreu à vaga no dia 08/09/2021 a partir das 14h;

9.2         Os candidatos em conformidade com o que dispõe o item 9 serão classificados, em ordem decrescente, por escola do SESI-PE, escolhidos até o limite de vagas estabelecido neste edital;

9.3         Para efeito de divulgação, a relação nominal dos candidatos em primeira chamada ou em chamadas subsequentes obedecerá, rigorosamente, a ordem decrescente.

9.4         Os candidatos selecionados e não classificados, dentro do limite de vagas disponíveis, ficarão em lista de espera para um possível aproveitamento, desde que cumpram na íntegra os requisitos deste Edital.

 

10.           MATRÍCULA

10.1   Para efetivação da matrícula o representante financeiro do aluno que estuda na escola SESI deverá estar adimplente com o pagamento das mensalidades do ano vigente. 

10.2   O candidato classificado deverá comparecer à escola do SESI, em (local) para realização de matrícula no Curso Novo Ensino Médio 2022, conforme cronograma descrito no ANEXO III deste edital, munido da documentação exigida no item 11.

10.3   O não comparecimento nos prazos estabelecidos no ANEXO II do presente Edital, implicará perda da vaga.

10.4   Não será admitida a matrícula condicionada, ou seja, quando o candidato não apresentar a documentação descrita no item 11.

10.5   A permanência do aluno no Curso Novo Ensino Médio ficará condicionada à comprovação de frequência durante todo o ano letivo. Para efeito de conclusão, o aluno deve cumprir integralmente a proposta curricular do SESI e do SENAI. Uma vez ocorrendo a desistência, transferência ou reprovação o aluno será automaticamente desligado do curso.


11.           DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA MATRÍCULA 

 

  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado;
  • 02 Fotos 3x4 (com o nome do aluno);
  • Cópia da Certidão de Nascimento do aluno;
  • Cópia do Registro Geral (RG) do aluno;
  • Cópia do Cadastro da Pessoa Física (CPF) do aluno;
  • Cópia do Cadastro da Pessoa Física (CPF) do responsável legal;
  • Cópia do Registro Geral (RG) do responsável legal;
  • Autodeclaração de baixa renda – realizada de próprio punho pelo responsável legal;
  • Comprovante de residência;
  • ORIGINAL de Declaração de que o candidato está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais para aqueles que ainda não concluíram; após encerramento do ano letivo de 2021 os responsáveis terão até o dia 14/01/2022 para a entrega do histórico escolar.
  • ORIGINAL do Histórico escolar para os que concluíram o Ensino Fundamental anos finais;

 

Caso o candidato seja dependente de trabalhador de indústria situada neste Estado de Pernambuco ou dependente de empregado de qualquer das instituições integrantes do Sistema FIEPE (SESI/PE, SENAI/PE, IEL/PE, FIEPE e CIEPE) são necessários a complementação obrigatória da entrega dos documentos abaixo:

 

  • CTPS, contrato social ou documento equivalente do responsável legal e os três últimos contracheques,
  • Certificado de Microempreendedor Individual (MEI) do responsável legal e comprovante de recolhimento das contribuições no período dos últimos 24 meses, caso o candidato seja dependente de MEI enquadrado na categoria da indústria e instalado neste Estado de Pernambuco.

As cópias apresentadas no ato da matrícula deverão ser entregues acompanhadas dos originais para comprovação dos dados pelo empregado do Sesi e devolvidos após comprovação.


12.           REMANEJAMENTO

12.1      Na hipótese de o candidato classificado não comparecer para realização da matrícula no prazo fixado, ou não apresentar a documentação exigida, ou no caso de desistência de matrícula já efetuada, proceder-se-á o 1º Remanejamento dos candidatos inscritos na referida unidade, por ordem decrescente de classificação para ocupação dessas vagas. Caso ocorra remanejamento, o mesmo será divulgado na Unidade a qual foi realizada a inscrição.

12.2      Caso haja desistência ou não comparecimento de candidatos do 1º remanejamento à matrícula, proceder-se-á o Remanejamento.

12.3      Ocorrendo o remanejamento, a matrícula deverá ser realizada em até 24 horas, conforme cronograma – Anexo III, após a divulgação do mesmo.

 

13.           DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1      Todo aluno vinculado ao Itinerário V, nos termos deste edital, poderá ser contratado por empresas industriais na condição de jovem aprendiz.

13.2      Será do SENAI a responsabilidade na aquisição e manutenção de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e o material didático, durante a realização do curso vinculado ao Itinerário V.

13.3      Os candidatos matriculados deverão se submeter às disposições do Regimento Escolar das Unidades SESI e SENAI.

13.4      Será nula, de pleno direito, a qualquer época, a classificação de candidato que tenha participado do processo seletivo fazendo uso comprovado de documentos falsos e/ou meios ilícitos.

13.5      Será de responsabilidade do SESI-PE a aquisição e fornecimento de livros didáticos e do uniforme de uso diário obrigatório, inclusive para aulas de Educação Física.

13.6      Os livros paradidáticos e despesas com aulas atividades (extracurriculares) serão de responsabilidade dos responsáveis legais.

13.7      Os alunos que desistirem, forem transferidos ou reprovados, deverão devolver os livros didáticos à Supervisão Pedagógica da Escola do SESI.

13.8      O uniforme do curso será utilizado pelo aluno, obrigatoriamente nos horários de aulas.

13.9      Casos omissos ou situações não previstas neste edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção da Escola das Unidades SESI e SENAI.

13.10    O candidato poderá realizar interposição de recurso no Processo de Seleção do Novo Ensino Médio/2022 no período de 09/09/2021, se considerar necessário.

13.11    O resultado da interposição será divulgado no dia 10/09/2021 a partir das 09:00h da manhã, conforme ANEXO III.

 

Departamento Regional do SESI em Pernambuco

Diretor Regional - Ricardo Essinger

Superintendente – Cláudia Augusta Salomé Cartaxo Ramos

Gerência de Educação – Mirella Brito Tavares Barreto

Departamento Regional do SENAI em Pernambuco

Diretora Regional – Camila Brito Tavares Barreto Barreto

Diretoria de Educação – Carla Abigail Araújo 


ANEXO I – MODELO DE CURRÍCULO

ANEXO II – ENDEREÇO DO LOCAL PARA INSCRIÇÃO


ANEXO III - CRONOGRAMA

ANEXO IV –  QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

 

NOME DO CANDIDATO: _________________________________________________________________

 

DATA DE NASCIMENTO:__________________ CPF______________________ RG ________________________

 

ENDEREÇO: _________________________________________________________________________

 

TELEFONE DE CONTATO DO RESPONSÁVEL: _______________________________

 

E-MAIL:          DO ALUNO __________________________________________________

DO RESPONSÁVEL_____________________________________________

 

01 – Qual a maior necessidade de sua família hoje?

( )  Emprego – Trabalho                     ( )  Alimentos – Cesta Básica

( )  Remédios                                    ( )  Tratamento Médico – Odontológico

( )  Escola – Material Escolar             ( )  Roupas

( )  Calçados                                     ( )  Produtos de Limpeza Doméstica

( )  Produtos de Higiene Pessoal        ( )  Outro(s) __________________________

 

02 – Quantas pessoas compõem a sua família?

( )  1 pessoa                                     ( )  2 pessoas

( )  3 pessoas                                    ( )  4 pessoas

( )  5 pessoas                                    ( )  Acima de 5 pessoas – Total:______Pessoas

 

03 – Quem é o principal responsável pelo sustento da família?

( )  O(a) próprio(a) entrevistado(a)      ( )  Esposo(a)

( )  Pai                                              ( )  Mãe

( )  Filho(a)                                        ( )  Irmão(a)

( )  Outro(s) ___________________________

 

04 – Qual a profissão do responsável pelo sustento da família?

( )   Comerciante        ( )  Micro-empresário(a)          ( )   Pedreiro

( )  Pintor                   ( )  Eletricista                         ( )  Encanador

( )   Motorista             ( )  Metalúrgico                      ( )   Vigia

( )  Segurança            ( ) Porteiro                            ( )   Doméstica

( )  Babá                    ( )  Acompanhante de Idosos ( )   Jardineiro

( )  Caseiro                ( )   Atualmente sobrevive de Bicos.

( )   Desempregado(a) – Sem nenhuma ocupação

( )   Outra(s) _______________________________

 

05 - Qual é o tipo de residência de sua família?

( )  Própria                 ( ) Alvenaria                            ( ) Madeira

( )  Alugada               ( ) Alvenaria                            ( ) Madeira

( )  Emprestada          ( ) Alvenaria                            ( ) Madeira

 

06 - O bairro e a casa onde mora a família têm:

( ) rede de esgoto                              ( ) água tratada

( ) iluminação pública                          ( ) lixo recolhido

( ) ruas pavimentadas

 

07 - Em relação à casa de sua família, especifique a quantidade de:

1) automóvel ( )ano _______ marca ______________________

2) televisão em cores ( )                      3) banheiro (  )

4) empregada mensalista (  )               5) empregada diarista (  )

6) máquina de lavar roupa (  )             7) geladeira (  )

8) TV a cabo (  )                                             9) computador (  )

10) internet paga (  )                           11) quartos ( )

 

08 – Quantas pessoas hoje estão empregadas em sua família?

( )  1 pessoa              ( )  2 pessoas

( )  3 pessoas

( )  4 pessoas

( )  5 pessoas

( )  Acima da 5 pessoas

( )  Nenhuma

 

09 - Qual é a renda mensal média de sua família hoje?

( )  Até R$ 545,00.                             ( )  De R$ 545,00 até R$ 755,00.

( )  De R$ 755,00 até R$ 1.020,00.     ( )  De R$ 1.020,00 até R$ 1.530,00.

( )  Acima de R$ 1.530,00                   ( )  Recebe ajuda Programa Social do Governo Federal

( )  Não possui nenhuma renda – Vive de ajuda de outros

 

10 -A Instituição de ensino na qual cursou o ensino fundamental é:

( ) pública                                                      ( ) particular

( ) parte em pública e depois em particular       ( ) parte em particular depois em pública

( ) particular com bolsa

 

11 – Alguém de sua família está doente?       Sim ( )            Não ( )

Se sim, qual é a enfermidade?

( )  Diabetes                                      ( )  Pressão Alta

( )  Doenças do Coração                    ( )  Reumatismo

( )  Câncer                                         ( )  Depressão

( )  Outra: ____________________________________

 

12 – Dos assuntos a seguir, sobre quais gostaria de receber orientações e melhorar seu conhecimento?

( )  Saúde e Bem Estar                                  ( )  Drogas                            ( )  Como deixar de fumar.

( )  Sexualidade – DST                                  ( )  Administração Familiar      ( )  Orientação Jurídica e Cidadania

( )  Culinária - Alimentação Saudável  ( )  Religião – Profecias                     ( )  Relacionamento Conjugal e Familiar

( )  Educação dos Filhos                    ( )  Alfabetização                   ( )  Outro(s): ____________________

ERRATA 1 DO EDITAL – SETEMBRO/2021


A COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE GRATUIDADE DO NOVO ENSINO MÉDIO – 2022, determina as seguintes alterações no Anexo III – CRONOGRAMA.


Onde se lê:


ANEXO III - CRONOGRAMA 

Lê-se:


ANEXO III – CRONOGRAMA

*** Nos dias 20/09 e 21/09 não haverá atividade devido emancipação do município de Petrolina-PE. 

Para mais informações: 3412.8428

BAIXE O EDITAL

Seus dados estão protegidos conosco.